Aqui Você Encontra

Sugestões de atividades para educadores da educação infantil ao 5º ano (4ª série) do ensino fundamental.

Ideias que levam a outras ideias, melhoradas e multiplicadas.


Atividades Pedagógicas

Folha de Atividades

Atividades que informam, divertem, desafiam e propõem questionamentos.

Atividades que abordam diversos assuntos de forma interdisciplinar e multidisciplinar.

Manualidades

Desenvolvendo habilidades através da liberdade de criação e imaginação.

Estímulo às atividades manuais que envolvem solução de problemas, trabalho em equipe, aquisição de habilidades motoras e senso estético.

Jogos e Brincadeiras

Podemos brincar onde quer que estejamos e qualquer coisa vira brinquedo. Na exploração de papéis e regras, as crianças conhecem a si mesmas e ao outro , dão asas à imaginação, enfim, aprendem brincando. 

Culinária

Não é só fazer e comer. A cozinha é um laboratório que desperta os sentidos e exige conhecimentos.


          


Material de Leitura 

Fichas de leitura e atividades complementares

Uma forma de incentivar a leitura com textos curtos, interessantes e divertidos que estarão sempre ao alcance das mãozinhas curiosas dos alunos. Vale tudo: histórias em quadrinhos, notícias, biografias, fábulas, contos, poemas... E sempre há o que trabalhar em cada texto.

Obras de colaboradores e atividades complementares

O desejo de transmitir uma opinião, ensinamentos ou vivências não precisa materializar-se necessariamente em forma de livro. O lado escritor de cada um pode tomar outras formas e ainda assim provocar mentes e transportar emoções pelo mundo afora.

Livros recomendados e atividades complementares

Qual criança não gosta de ir a uma livraria ou biblioteca? Qual criança não gosta de ouvir uma boa história ou mergulhar no mundo das letras e ilustrações?

Mas qual livro escolher? Certamente, o melhor é ir folheando e lendo até encontrar o que gosta, mas uma indicação de alguém que já leu e gostou de algum livro sempre ajuda.


Projetos de Aprendizagem

Exemplos de trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares

Muitos educadores estão percebendo a riqueza de um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar que proporciona aos alunos uma aprendizagem baseada em resolução de problemas reais de interesse individual ou coletivo, sem deixar de cumprir com a grade curricular. Melhor dizendo, trabalhando o conteúdo programático de cada série de forma mais significativa e efetiva porque todos são protagonistas no desenvolvimento do projeto e "colocam a mão na massa" na produção de conhecimentos.


Gente Que Faz

Exemplos de ações que fazem diferença

São ações que têm algo a acrescentar para a melhoria da condição humana. São modelos de atitudes que devem ser conhecidos e estudados para que incentivem ações posteriores nessa direção.

São materiais riquíssimos para serem trabalhados em sala de aula porque trazem questionamentos (por que surgiu? como é/era o cenário social? que dificuldades enfrentam/enfrentaram? qual o resultado?...) e são atuais. As crianças merecem saber o que acontece no mundo e o que é possível fazer, com gente que faz.

 


Seus comentários e conhecimentos podem ajudar. Dê sua contribuição.

Data: 31-03-2014

De: sabrina

Assunto: temas para preparar atividades para 5º ano

oi gostaria de algumas ideias de temas com justificativas para trabalhar os seguintes objetivos:
*ler e interpretar textos
*produzir textos
*resolver calculos envolvendo as 4 operações
*conhecer os relevos do RS
*realizar atividade de esquema corporal
*realizar atividades com ritmos
*representar as missões jesuiticas
*sistema monetario

—————

Data: 02-04-2014

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:temas para preparar atividades para 5º ano

Oi, Sabrina!
Estou trabalhando no seu pedido. Por favor, escreva para mim clicando em "Mensagem" no menu principal ou mande um e-mail para colaborar@webeducador.com pois assim poderemos trocar ideias.

—————

Data: 20-03-2014

De: ana

Assunto: pedir telefone

me da o telefone para que eu entre em contado

—————

Data: 01-07-2013

De: TAMIRES

Assunto: ELOGIO

EU SOU PROFESSORA DA 4 SERIE E ESSAS ATIVIDADES FORAM MUITO LEGAIS PARA OS MEUS ALUNOS ESTÃO MUITO MELHORES E TIRANDO NOTAS BOAS DE DEMAIS!!! AMEI ESSE SITE MUITO LEGAL!!!

—————

Data: 02-07-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:ELOGIO

Olá, Tamires!
Muito obrigada por compartilhar o progresso de seu grupo. Estarei trabalhando para proporcionar-lhes mais atividades e ajudar no que for possível. Parabéns pela dedicação!

—————

Data: 22-06-2013

De: lendo voce fica sabendo

Assunto: tarefas

20013

—————

Data: 17-06-2013

De: Maria

Assunto: trabalhar leitura

peço sugestões para trabalhar dificuladades na leitura com criança de nove anos

—————

Data: 17-06-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:trabalhar leitura

Olá, Maria!
É preciso saber que tipo de dificuldade ela está apresentando, mas vou propor algumas ideias:
1) Sempre trabalhar de forma contextualizada: trabalhar as palavras de um livro, frases e textos sobre algum tema que está sendo desenvolvido;
2) Trabalhar palavras e frases que permitam a predição, ou seja, que usem de seus conhecimentos e associações para chegar à resposta: prepare materiais com figuras que conhecem (produtos de supermercado, imagens da história que leram, material que utilizaram em algum projeto...);
3) Não fique apenas na leitura de textos: explore junto com os alunos a estrutura do texto, a ambientação e as ideias que estão por trás das palavras. Faça com que as crianças verbalizem seus pensamentos e mostre a eles como estes pensamentos podem ser registrados através da escrita;
4) Leia em voz alta para eles e crie textos conjuntos;
5) Faça jogos e brincadeiras com o conteúdo que está sendo trabalhado.
Recomendo muito o trabalho da Profª. Maria Delfina: http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizando-e-letrando-com-obra-de.html
Com esse projeto, você terá uma boa ideia (e novas ideias vão surgir) de como levar as crianças à leitura prazerosa e à aprendizagem divertida.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços!

—————

Data: 21-08-2013

De: maria cunha

Assunto: Re:Re:trabalhar leitura

Boa noite,gostaria que você me ajudasse como devo trabalhar com alunos do 2 ano e 5 ano que apresentam dificuldade em compreender o texto contextualizado e trabalhar como apenas um reforço.
att. Maria de Jesus

—————

Data: 26-08-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Re:Re:trabalhar leitura

Olá, Maria!
Desculpe a demora em responder, mas acabei de ver a sua mensagem.
Precisamos ter em mente que a escrita, a leitura e a verbalização das ideias devem andar sempre juntas (esta última, geralmente é deixada de lado e, nos casos de crianças mais tímidas, nem tentamos explorar).
Como atividade de reforço, eu sugiro que você comece trabalhando com imagens para desencadear ideias. O aluno, então, vai verbalizar o que ele pensa, e o fato de não haver o certo ou errado, só ajuda. Você pode fazer perguntas para ajudá-lo a organizar seus pensamentos ou ajudá-lo a ver outros ângulos da imagem. Depois, podem trabalhar as palavras-chave de tudo o que foi dito.
Após isso, um texto complementar (que vai ajudar a desenvolver melhor a ideia suscitada pela imagem) pode ser apresentado e, depois da leitura, trabalhar os pontos mais importantes desse texto. A finalização desse trabalho com imagens pode ser uma redação ou qualquer outra forma de sintetizar as ideias do aluno: uma apresentação de slides, uma ilustração, uma composição musical, uma peça teatral, um jogo, um mural, um jornal, etc. Ele vai adquirindo confiança porque é o resultado de suas reflexões, e começará a ver a leitura e interpretação de textos de outra forma.
Além de imagens, trabalhe notícias, procure saber o que o aluno gosta para trabalhar sobre assuntos de seu interesse.
Espero ter ajudado.
Uma sugestão: você pode escrever diretamente para mim clicando em "Mensagem" no menu à esquerda.
Abraços!

—————

Data: 30-05-2013

De: Luísa

Assunto: Projeto Multidisciplinar para 2° ano do Ensino Fundamental

Olá! Preciso fazer urgente um projeto multidisciplinar sobre meio ambiente para crianças do 2°ano de 6 a 7 anos, tenho pesquisado e encontrado muitas idéias focadas na reciclagem. É isso mesmo, ou você teria novas sugestões para me apresentar?

—————

Data: 01-06-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Projeto Multidisciplinar para 2° ano do Ensino Fundamental

Olá, Luísa!
Esse tema realmente é bastante amplo e não se resume à reciclagem. A reciclagem está sendo muito explorada e as crianças devem conhecer sua importância e saber que ainda muito pouco é reciclado (no Brasil), mas antes de saber o que fazer com o material reutilizável, acho importante explorar junto com as crianças como o meio ambiente é tratado. Como utilizamos os recursos naturais? O que é ecossistema e como tudo nele se relaciona? Como o homem vive e se relaciona com o seu meio?
Não é necessário cobrir todos esses assuntos em um projeto. Se quiser aprofundar em um ponto específico, observar o comportamento das crianças pode ser o ponto de partida para um projeto.

—————

Data: 01-06-2013

De: Webeducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Re:Projeto Multidisciplinar para 2° ano do Ensino Fundamental

Continuando... As crianças sujam a escola e não se preocupam onde jogam o lixo? Desperdiçam água? Sabem de onde vem o alimento que comem? Se preocupam muito em ter coisas, comparando o que cada um tem? Como todo comportamento vai se refletir nas relações que vão estabelecer com o meio ambiente, penso que podem ser bem explorados em diversas disciplinas.
Espero ter ajudado.
Abraços!

—————

Data: 26-05-2013

De: Juliana M. O. Barbieri

Assunto: Livro Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir

Gostaria de agradecer ao apoio e divulgação do livro Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir, de minha autoria. Abraço
http://julianabarbieri.zip.net

—————

Data: 26-05-2013

De: Juliana M. O. Barbieri

Assunto: Re:Livro Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir

Já está no meu blog:
http://julianabarbieri.zip.net/arch2013-05-01_2013-05-31.html#2013_05-26_16_55_01-7907129-25

—————

Data: 07-05-2013

De: Osmarina P. C. Schützler

Assunto: Atividades para 2º ano do ensino fundamentel

Estou começando a lecionar agora e preciso de atividades para meus alunos de 2º ano se puder me ajudar me dando dicas de como trabalhar as várias matérias eu agradeço.

—————

Data: 07-05-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Atividades para 2º ano do ensino fundamentel

Olá Osmarina!
Aqui no site WebEducador você vai encontrar diversas sugestões de atividades mas sugiro antes uma leitura interessante que pode ajudar no entendimento do trabalho com projetos: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/trabalho_com_projetos.html
Depois dessa leitura, dê uma olhada nos seguintes sites onde você encontrará materiais e ideias que com certeza despertará em você muitas outras ideias: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&
http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11
E não deixe de ver as sugestões do WebEducador e colabore com suas novas ideias e experiências em sala de aula!
Abraços!

—————

Data: 04-05-2013

De: Patrícia

Assunto: Elogios

Adorei esse site, me ajudou bastante com sugestões de atividades.
Obrigada.

—————

Data: 06-05-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Elogios

Patrícia,
Obrigada pelo apoio. Conto com a sua participação para melhorar e multiplicar as possibilidades educativas de cada atividade! Vamos lembrar sempre que uma ideia leva a outra e compartilhar é a melhor forma para fazer com que uma boa ideia dê muitos frutos!
Abraços!

—————

Data: 28-04-2013

De: Maria das Graças Figueiredo

Assunto: R:Interdisciplinaridade

Gostaria de conhecer melhor temas relacionado ao corpo para trabalhar lingua portuguesa e matemática.obrigado
Graça Figueiredo
maria50302011@homail.com

—————

Data: 02-05-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:R:Interdisciplinaridade

Maria das Graças,
Desculpe a demora em respoder mas já encaminhei a resposta para o seu e-mail. Espero que te ajude.

—————

Data: 13-04-2013

De: Goreth

Assunto: avaliaçôes

Gostaria que se fosse possivel você me enviar alguns modelos de avaliaçoes bimetrais do infantil -v em todas as materias ,matematica,portugues,sociedade e natureza.Obrigada

—————

Data: 15-04-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:avaliaçôes

Olá, Goreth!
Faça uma leitura cuidadosa do material disponibilizado neste link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012795.pdf
É muito interessante e esclarecedor.
Desculpe se não respondo exatamente o que você me pede, mas acredito que não deve haver um modelo de avaliação, mas sim um processo avaliativo.
Abraços!

—————

Data: 25-03-2013

De: Rose

Assunto: Projeto alimentos

Bom dia, gostaria se possível de algumas tarefas de educação infantil, pois nosso projeto é sobre alimentos.

—————

Data: 25-03-2013

De: WebEducador - Sandra Ninomiya

Assunto: Re:Projeto alimentos

Olá, Rose! Obrigada pelo contato. Você já deve ter percebido que na atualidade, as crianças, grandes e pequenas, desconhecem muitos vegetais. Uma atividade que pode ser interessante e com muitas ramificações é trabalhar "a feira". A proposta seria: as crianças fariam o trabalho do feirante e para isso precisam conhecer o que vendem. Primeiramente, as crianças precisam conhecer muitos tipos de vegetais que normalmente encontramos nas feiras. Brinque com verduras, frutas e legumes. Que tal o jogo do bingo com alimentos de verdade? E um jogo de adivinhação? Em seguida, explorar esses vegetais para saber como são utilizados, que sabor têm, etc. As crianças adoram ajudar na cozinha mas não são muito boas para provar alimentos novos. Quando elas fazem a comida, no entanto, elas se sentem estimuladas a provar sabores diferentes. Então, que tal preparar vitaminas, sucos, saladas e lanchinhos saudáveis? Com todo esse estímulo, elas se sentirão mais seguras para escolher o que vão vender na feira e investigar mais a respeito de seus produtos. A finalização do projeto será o "feirante" tentando vender seus produtos explicando como podem ser preparados, que sabor têm, enfim, fazendo de tudo para convencer as pessoas a comprar os seus produtos. O que você achou? A feira foi só um exemplo, pois você pode trabalhar diversos temas dentro do assunto "os alimentos". Abraços!

—————