Gente Que Faz

São ações que têm algo a acrescentar para a melhoria da condição humana. Realizações que devem ser conhecidas e estudadas para que incentivem ações posteriores nessa direção. Ações que EDUCAM.

Sejam organizações filantrópicas, organizações não governamentais, fundações ligadas a empresas ou atividades comerciais, ações governamentais ou empresariais que agem com consciência ambiental e social, toda ação que traz benefícios para a sociedade deve ser matéria de estudo e discussão no âmbito educacional e de formação da cidadania.

Soluções aos problemas do dia a dia são materiais riquíssimos para serem trabalhados em sala de aula porque trazem questionamentos (por que surgiu? como é/era o cenário social? que dificultades enfrentam/enfrentaram? qual o resultado?...) e são atuais. As crianças merecem saber o que acontece no mundo e o que é possível fazer, com gente que faz.


Por Localidades:

Americana-SP

São Paulo-SP

 


Nacionais e Internacionais:


Desenvolvimento Sustentável


Com suporte do Google Maps, aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem em todo o Brasil.


"A campanha Limpa Brasil Let’s Do It! tem por princípio conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo e organizar mutirões de limpeza em cidades brasileiras. O primeiro passo é atingir o interesse das pessoas e das organizações sobre como é possível modificar a realidade das cidades sobre o lixo apenas com a ação individual. Conquistar as instituições e o povo por meio de um objetivo comum: limpar as cidades e mudar a atitude da população.

Esta é a razão pela qual a Atitude Brasil, em parceira com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o programa Let’s do it World, trouxe a campanha para o Brasil. O sucesso da Estônia está percorrendo o mundo. São mais de 70 países que adotaram o movimento e querem ver suas cidades mais limpas." (http://www.limpabrasil.com/site/sua-cidade/)


A ONG Banco de Alimentos trabalha para minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania.

Vamos aprender com eles como acabar com o desperdício e ensinar as crianças a encarar os alimentos de forma sustentável. Ou seja, enxergar no ciclo de produção e consumo dos alimentos, a necessidade do aproveitamento máximo para que haja o suficiente e de forma adequada, alimentos para TODOS.


É um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos através de uma ação conjunta entre você, os restaurantes e as organizações que alimentam crianças pelo mundo.

Veja aqui o video do Projeto Satisfeito.


Documentários

Home - O Mundo é a Nossa Casa  (de Yann Arthus-Bertrand)

Documentário sobre as consequências da ação do homem sobre o planeta. Mostra imagens belíssimas dos recursos naturais do nosso planeta, paisagens que nem imaginávamos existir. E o poder assustador que o ser humano possui para destruir tudo, assim como a sua capacidade de criar soluções, se reagir a tempo. Ver aqui o filme dublado em português.

An Inconvenient Truth - Uma Verdade Inconveniente (de Davis Guggenheim e Al Gore)

Documentário que faz um alerta sobre o aquecimento global, mostrando como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais têm causado o aumento de temperatura do planeta e as consequentes mudanças climáticas. Ver aqui o filme legendado em português.

The Story of Stuff Project - Projeto A História das Coisas (de Annie Leonard e Free Range Studios)

Consumismo. Passamos a vida comprando coisas, usando essas coisas e jogando-as fora para comprar outras coisas, mais novas, mais bonitas, mais modernas e mais práticas. O problema é que o consumo descontrolado, inconsciente e desnecessário estão acabando com os recursos naturais do planeta e corrompendo as relações humanas. Este projeto apresenta vários documentários que explicam como funciona esta máquina de produção de objetos de desejo e as relações humanas envolvidas.  Ver aqui os filmes deste projeto legendados em português. 

Muito Além do Peso (Maria Farinha Filmes)

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
Todos têm em sua base a obesidade.
O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Ver aqui o filme.